Em liminar, Justiça suspende punição aos trabalhadores do Tebar

1 a 0 para os trabalhadores

No final da tarde da terça-feira (3), a juíza do Trabalho de São Sebatião, Lúcia Zimmermam, concedeu liminar, interrompendo a punição que suspendia por um dia os técnicos de operação do grupo IV do Tebar.

A suspensão da punição à greve de 24 horas é temporária. A audiência para decidir pelo cancelamento ou não da punição será no próximo dia 10, entre o Sindipetro-LP, representando os trabalhadores e representantes da Petrobrás.

No horário da zero hora, diretores do Sindipetro-LP estiveram na entrada do Tebar para receber os trabalhadores do turno e passar a boa nova.

Os trabalhadores cumpriram normalmente a jornada de trabalho, que encerraria a 0h do dia 2, o que torna a punição abusiva. Além disso, a gerência do terminal se recusou a negociar a contingência com o sindicato.

Mexeu com meu companheiro mexeu comigo!
A frase, que virou lema da categoria e fez parte da histórica greve de 1995, tem ecoado na lembrança dos petroleiros, que se solidarizaram com o ataque aos técnicos de operação do terminal pela gerência do Tebar. A notícia da punição indignou os petroleiros, que se manifestaram enviando mensagens de apoio aos trabalhadores, chamando por greve de toda categoria contra a ação antissindical.

As gerências da Petrobrás do Litoral Paulista e de outras unidades pelo Brasil têm punido os trabalhadores que participaram da greve no ano passado. Os trabalhadores têm denunciado as praticas de assédio e respondido com mobilizações aos ataques das gerências.

A luta não pode parar! Juntos somos mais forte!