Petroleiros do Litoral Paulista participam de ato contra venda de refinarias e ACT

Na Regap

Dirigentes do Sindipetro-LP participaram na manhã desta sexta-feira (24) de uma grande mobilização na Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Minas Gerais. Ao ato somaram-se os sindicatos que compõem a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Ao lado dos dirigentes do litoral paulista, compareceram ao ato pela FNP diretores do Sindipetro-RJ. O objetivo, mais do que prestar solidariedade, é fortalecer a unidade que vem sendo construída entre as federações para lutar em defesa do ACT e da Petrobrás.

A REGAP é uma das refinarias que estão na mira privatista do atual governo e do presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco. A intenção é vender praticamente metade do parque de refino nacional, negociando oito refinarias às empresas privadas. Também está sob risco de privatização a BR Distribuidora. Se aprovadas, essas negociações apenas reforçariam a dependência do país diante do mercado internacional e certamente contribuiriam para a elevação do preço dos combustíveis.

Por isso, a pauta do ato combinou a luta contra a venda das refinarias com a defesa de uma política de preços sociais para os combustíveis. A Petrobrás, uma empresa construída para servir o país e contribuir com seu desenvolvimento, pode e deve orientar sua atuação a partir dos interesses da população brasileira. Em uma empresa privada, cujo objetivo é somente gerar lucro, isso não acontecerá.

Outro ponto alto do atraso foi a campanha reivindicatória deste ano. A empresa apresentou, na última quarta-feita (22), uma proposta com reajuste zero, recheada de pontos que retiram direitos da categoria e que facilita ainda mais a politica privatista orquetrada pelo governo.

O ato de hoje demonstra a força da categoria petroleira e que esse ano teremos uma forte campanha reivindicatória em defesa da Petrobrás e dos nossos direitos.

#JuntosSomosMaisFortes