Trabalhadores da Allcontrol iniciam mobilização por cumprimento da tabela unificada e pagamento de VA

Mobilização dos terceirizados

Os trabalhadores da Allcontrol Engenharia, empresa que presta serviço de manutenção de elétrica e instrumentação na RPBC e Transpetro, iniciaram nesta quinta-feira (21), mobilização, para que a empresa cumpra a tabela salarial unificada, assinada entre os sindicatos, homologada em assembleia dos trabalhadores devidamente protocolada junto a RPBC, a fim de que todas as empresas que licitem junto a RPBC tenham o devido conhecimento sobre o acordo.

Após reuniões com a empresa, que alega não ter condições de pagar o que está na tabela, além de não pagar o vale alimentação que também consta no acordo, os trabalhadores resolveram se mobilizar até que o impasse se resolva.

A Allcontrol participou da licitação do contrato com a refinaria ignorando a tabela salarial, já ajustada na área da RPBC e Transpetro, e que foi amplamente divulgada pela imprensa e protocolada junto à RPBC

No dia 28 de outubro, durante atraso de três horas, que envolveu os próprios e terceirizados pelo acordo coletivo da categoria, os terceirizados já anunciavam mobilizações caso a Allcontrol ou qualquer outra empresa não cumprissem a tabela unificada.

À frente das negociações, juntamente com os Sindicatos dos Metalúrgicos, da Construção Civil e Comissão de Desempregados de Cubatão, Fabio Mello, diretor do Sindipetro-LP, disse que os trabalhadores da RPBC e de outras áreas do Sistema Petrobrás não deixarão de se mobilizar, caso necessário. “A paralisação da Allcontrol é só o começo. Caso a RPBC e a Allcontrol não entrem em acordo, para atender o cumprimento da tabela salarial unificada, a mobilização se estenderá a toda refinaria, como protesto, para que todas as empresas que vierem prestar serviço na área a Petrobrás cumpram a tabela e não usem os salários dos trabalhadores como moeda de troca para ganhar contratos. Em Cubatão existe organização dos trabalhadores e essa organização vai fazer prevalecer a tabela salarial, que garante a dignidade aos trabalhadores”, conclui Mello.