68 anos da mais complexa refinaria do país. RPBC foi responsável pelo desenvolvimento de Cubatão

Aniversário da RPBC

Em 16 de abril de 1955, foi inaugurada na cidade de Cubatão a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). Sua implantação foi fundamental para o desenvolvimento do polo industrial da cidade, abrindo espaço para a instalação de outras indústrias petroquímicas, siderúrgicas e de fertilizantes, transformando Cubatão no maior polo petroquímico da América Latina na década de 1970.

Contexto histórico
Após a 2ª Guerra Mundial, o Brasil não tinha condições de importar os derivados do petróleo e nem as devidas capacidades técnicas de refino. A crise no abastecimento de combustível motivou o governo federal a explorar o petróleo brasileiro primeiro com a refinaria de Mataripe, na Bahia, que não conseguia suprir a demanda nacional. Com isso, começaram a realizar estudos para iniciar a construção de uma nova refinaria.

Apesar de já terem se encerrado os conflitos armados ao redor do mundo, ainda havia o temor de ocorrerem novos ataques, por isso a escolha de construir a indústria no sopé da Serra do Mar foi decisiva, para a tristeza dos santistas que a queriam em Santos.

Então, em 4 de setembro de 1950, o General Eurico Gaspar Dutra, então Presidente da República, lançou num ato simbólico a primeira pá de cal que marcou o início das obras. Em Cubatão foi considerado feriado municipal, pois era o maior investimento industrial do país, que demandou a vinda de trabalhadores de todos os cantos nacionais e internacionais. O Brasil era um país agrário com pouquíssima tecnologia voltada à indústria até a década de 1930. Foi justamente a partir desse período de industrialização, iniciado nos anos 30, que a mão de obra especializada é formada muito com a vinda de técnicos de outros países da Europa e Estados Unidos.

Em 28 de junho de 1952, o ex-presidente Getúlio Vargas inaugurou a primeira torre de destilação da refinaria que significou o início de fato de sua construção. Getúlio, que tinha grande simpatia com os trabalhadores foi recebido com euforia pelo povo cubatense. Um pouco mais de um ano depois, em 3 de outubro de 1953, é fundada a Petrobrás. Com o objetivo de monopolizar o petróleo, a RPBC passa a integrar o patrimônio da estatal que assumiu a continuidade e conclusão das obras.

Em 16 de abril de 1955, contando com a presença do presidente João Café Filho, do governador do Estado de São Paulo, Jânio da Silva Quadros, o presidente da Petrobrás, Coronel Artur Levy, ministros da Aeronáutica e da Guerra, além de outras autoridades políticas, a Refinaria Presidente Bernardes foi solenemente inaugurada.

Nem tudo são flores!
Apesar de tanto contribuir com a geração de empregos e a soberania nacional, a RPBC coleciona casos deploráveis que passam por assédio moral e sexual e desrespeito a força de trabalho. Recentemente, o Sindipetro-LP apurou duas denúncias de assédio sexual, uma contra uma trabalhadora terceirizada e outra contra uma própria. Mas como os agressores são funcionários de alta patente, a gestão da empresa fecha os olhos.

Durante a parada de manutenção, a administração da empresa tentou impor a implementação do Total de Horas Mensais (THM) de 200 horas sem o pagamento das horas extras geradas durante a parada no mês seguinte. Entretanto, graças à mobilização dos trabalhadores, houve um acordo em relação ao THM e o pagamento das horas extras geradas durante a parada de manutenção será concedido a todos os envolvidos no mês subsequente.

Além disso, a falta de manutenção e efetivo reduzido foi responsável pela queda da grade onde andava um operador, no último dia 27 de fevereiro. O petroleiro caiu dentro de um poço de sucção de água do Rio Cubatão e torceu o joelho, por sorte a bomba estava desligada. Ao serem apuradas as causas do acidente, foi descoberto que já ocorreram mais quedas como essa que não foram registradas. A gerência da Refinaria tem conhecimento sobre esse problema, mas prefere fechar os olhos e se eximir da responsabilidade, não dando condições para que os técnicos de inspeção ou SMS fizessem essa fiscalização para repassar as demandas ao setor de manutenção.

Com uma história tão rica, a Refinaria Presidente Bernardes foi crucial para o desenvolvimento do pólo industrial de Cubatão e da indústria petrolífera brasileira. No entanto, essa longa trajetória não é marcada apenas por sucessos, mas também por desrespeito aos trabalhadores e ao meio ambiente. Agora, na recém assumida gestão de Jean Paul Prates, novo presidente da Petrobrás, é preciso reforçar a necessidade de união para que avanços sejam feitos em prol da categoria.

Quando parabenizamos a RPBC por sua trajetória de 68 anos, parabenizamos na verdade a categoria petroleira e todos os ativos e aposentados, que ajudaram e ainda ajudam a manter essa unidade que é responsável por 8% da produção nacional de derivados.

Feliz aniversário RPBC! E parabéns a todos os trabalhadores da refinaria.

Fontes: Petrobrás e FNP