Semana da Diretoria do Sindipetro-LP teve reuniões, plantão em Jacarepaguá e XVI Congresso Nacional da FNP

De 3 a 9 de julho

Durante a semana de 3 a 9 de julho, a Diretoria do Sindipetro-LP esteve envolvida em diversas atividades e reuniões importantes. Além disso, teve início o XIV Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros, que tem como tema "Reconstruir a Petrobrás e Recuperar Direitos".

Na segunda-feira (3), a diretoria do Sindipetro Litoral Paulista se reuniu com o RH da UO-BS para tratar de assuntos pendentes e novas demandas dos trabalhadores embarcados das plataformas e do Edisa. Obtivemos alguns avanços importantes, porém, para algumas demandas, como isonomia em relação ao auxílio regional, será preciso pressionar a empresa, por meio do acordo coletivo e se preciso mobilizações das bases da FNP e FUP, para que sejamos atendidos.

Também foi realizada a reunião de Diretoria, para discutir assuntos pertinentes ao associados do sindicato e temas da categoria petroleira. No mesmo dia iniciou o Curso Inteligência Financeira, que visa capacitar os interessados nessa área a desenvolver melhor suas finanças.

Na terça-feira (4) a Diretoria esteve presente no aeroporto de Jacarepaguá, para acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros, conversar sobre o ACT que está sendo montado e receber demandas da categoria. Os trabalhos em Jacarepaguá acontecem até quinta-feira. Também foi realizada Reunião com o RH e SMS da RPBC, seguida por reunião com FNP.

Na quarta-feira (5) a diretoria participou de reunião com representantes da Transpetro, para esclarecer questões relacionadas ao avanço de nível e promoção, garantir a transparência e justiça que os trabalhadores, insatisfeitos, têm reclamado ao sindicato. Também foi falado da situação dos terceirizados, que não podem ainda incluir seus dependentes no convênio médico.

A diretoria participou ainda do Grupo de Trabalho (GT) Vocações Regionais, cujo foco é discutir sobre possibilidades de investimentos nas regiões onde a Petrobrás atua ou atuou. Também na quarta-feira, teve início as aulas da segunda turma do Curso Inteligência Financeira.

Na quinta-feira (6) teve início o XIV Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros, que tem como tema "Reconstruir a Petrobrás e Recuperar Direitos". Saiba o que foi tratado no primeiro dia do congresso.

Nesta sexta-feira (7) o 2º dia do Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) começou com um painel sobre a conjuntura nacional e Geopolítica do petróleo. A mesa composta por Atnagoras Lopes, da Executiva Nacional da CSP-Conlutas; Sofia Padua Manzano, Prof. UESB, economista pela PUC-SP, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP, Dra. em História Econômica pela USP, autora do livro Economia Política para os trabalhadores e Membro do PCB e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus, Professora e Vereadora pelo PSOL Aracaju, relatam a situação do país e o que o futuro com o atual governo reserva.

A programação do congresso continua no sábado (8), com destaque para o Painel de Teses, que serão apresentadas pelos delegados do congresso.
No domingo, Último dia do Congresso da FNP encerra com a realização da Assembleia Final, que tratou de questões como a alteração do estatuto, votação das teses, pautas, moções e documentos.

O XIV Congresso da FNP é uma oportunidade crucial para discutir os rumos da categoria petroleira e propor medidas para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A programação completa do congresso pode ser acessada aqui

Seguimos na luta.