Semana da diretoria teve protesto, assembleia com aprovação para greve, reuniões e campanha para o CD da Petros

Agenda da diretoria

A semana da diretoria do Sindipetro-LP começou com reuniões virtuais para tratar de assuntos de interesse da categoria com a FNP, Cipas, EOR, Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS, dentre outros assuntos relacionados à rotina do sindicato. Como tem sido desde o início da pandemia, o número de reuniões aumentou por esse meio, agilizando as conversas com a categoria, empresa e outras representações sindicais parceiras e exigindo flexibilidade da diretoria, que se reveza para dar conta de todas as demandas.

De terça (8) à quinta-feira (10), o diretor Marcelo Lima esteve conversando com os trabalhadores no embarque e desembarque das plataformas, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O tema das conversas, além das demandas específicas da categoria, como na semana passada, tratou das greves dos trabalhadores da Pbio da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro e dos polos de Pilar e Furado, em Alagoas. A categoria enfrenta as movimentações da atual diretoria da Petrobrás, que trabalha para privatizar empresas subsidiárias da companhia.

Dentro dos compromissos da semana, foi realizado no Litoral Norte assembleia que aprovou por ampla maioria greve dos trabalhadores da UTGCA, por   melhores condições sanitárias na unidade durante a pandemia, o que implica na suspensão da parada de manutenção programada, contra qualquer mudança contratual no regime de turno dos técnicos de operação e pela reposição imediata do efetivo próprio. O início da greve não foi definido pela categoria, o que pode acontecer a qualquer momento, mas a empresa já foi notificada da decisão dos petroleiros.

O diretor Adaedson Costa esteve no Litoral Norte durante a semana, onde acompanhou a assembleia e se apresentando como candidato a suplente no conselho deliberativo, ao lado do petroleiro Marcos André, candidato a titular na chapa 52, apoiada pela FNP. É importante que a categoria escolha representantes que defendam seus direitos e conheçam a Petros a fundo. Para isso, votar na chapa 52 para o Conselho Deliberativo e 41, para o conselho fiscal, que tem o petroleiro do Sindipetro-RJ Vinícius Camargo como titular e Rafael Prado, do Sindipetro São José dos Campos como suplente, é a melhor opção da categoria.

Na quinta-feira (10), o diretor Fábio Mello participou do ato promovido pelos moradores da Vila dos Criadores, Jardim Piratininga e Jardim São Manuel, em Santos, em defesa do SUS, dos Médicos da Família e do acesso à saúde a todos. Além da pandemia do coronavírus, os moradores enfrentam o aumento de casos de pessoas com dengue, zica e chicungunha e pedem o envio do carro nebulizador (fumacê) nas ruas dos bairros para combater o mosquito transmissor.

Dentre as atividades da semana, a nova diretoria, formada por membros da gestão anterior e novos companheiros, participam do curso de formação, para se prepararem para os desafios do triênio, recebendo informações sobre AMS, Petros, formas de comunicação com a categoria, uso das redes sociais dentre outros assuntos.

A próxima semana reserva novas lutas, um possível início de greve e preparações para a mobilização no dia 19 de junho, para o Ato nacional unificado dos estudantes e trabalhadores pelo FORA BOLSONARO! Todos estão convidados para essa grande mobilização em defesa da vida, por mais vacinas e auxílio emergencial para todos os atingidos pelo desemprego na pandemia.

Seguimos na luta!