Com atos em Minas gerais, reuniões com RH e assembleias, diretoria prepara categoria para o Acordo Coletivo

Semana de 18 a 22 de julho

A semana da diretoria do Sindipetro-LP começou com mobilização em defesa da Regap, refinaria da Petrobrás em Betim, Minas Gerais, que está em processo de privatização. A tentativa de desmonte do parque de refino da Petrobrás, se bem sucedida, aprofundará sensivelmente o processo de privatização já em curso e significará por consequência a perda de ainda mais direitos e a ameaça de demissões em massa e um aumento ainda maior nos preços dos combustíveis. Os diretores Marcelo Juvenal Vasco, Adaedson Costa, Marcelo Santos e Valdemar Amaral estiveram no ato, juntamente com outros dirigentes da FNP, para fortalecer a unidade da categoria e declarar apoio a luta que é de todo petroleiro. Veja mais aqui.

Na madrugada da terça-feira (19), a diretoria realizou assembleias com os petroleiros de regime de turno da RPBC/UTE Euzébio Rocha. A tarde foi a vez do grupo 2 da RPBC e UTE deliberarem sobre a questão da tabela de turno. A gerência da unidade quer impor à categoria a tabela de turno de 8 horas, com escala de 3x2 (três dias de trabalho e dois de folga).  Nas duas votações a categoria foi taxativa e não aceitou a imposição da tabela 3x2.

Ainda nesse dia, o diretor Marcelo Lima embarcou para Jacarepaguá, no rio de Janeiro, para mais uma semana de atividades no aeroporto em que embarcam e desembarcam os petroleiros das plataformas. O plantão do sindicato no aeroporto de Jacarepaguá vai de terça a quinta (21).

Também no Rio de Janeiro, a delegação de diretores do LP participou de reunião com o RH da Petrobrás, para apresentação de praticamente a mesma proposta vexatória apresentada pela empresa e que foi amplamente rejeitada pela maioria dos petroleiros de todo o Brasil. De pronto, a diretoria não aceitou a proposta, que em nada havia avançado em prol da categoria. Os petroleiros já haviam decidido que sem nova proposta, nada de negociação. Mais tarde, foi hora de alinhar as ações dos sindicatos na reunião de diretoria da FNP.

Na quinta-feira (21) a diretoria deu continuidade às assembleias com os petroleiros de regime de turno da RPBC/UTE Euzebio Rocha, encerrando o ciclo de votações, que foi contrária a tabela imposta pela Petrobrás e aprovou greve, caso a empresa ínsita em aplicar sua tabela de turno. Na sequencia a diretoria participou de reunião de Comunicação da FNP; de reunião do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS e de reunião do Jurídico FNP.

Nesta sexta-feira (22), a diretoria participou de reunião com RH da UTGCA e  realizou reunião de alinhamento dos trabalhos da próxima semana.

Seguimos na luta, mobilizados!