Com ônibus lotado, Sindipetro-LP organiza caravana para Ato em Brasília

Em defesa da previdência!

Em defesa da previdência e contra os cortes na educação, trabalhadores, estudantes e ativistas da Baixada Santista enfrentarão mais de mil quilômetros de estrada, cerca de 15 horas de viagem, para participar do Grande Ato dos Estudantes em Brasília, no Distrito Federal, que acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 10 horas. Com ônibus lotado, a caravana organizada pelo Sindipetro Litoral Paulista levará até a capital federal os trabalhadores da Petrobrás, ativistas e estudantes da região para se somar à luta contra a reforma da previdência e os ataques ao ensino público.

A atividade é parte do Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e pela Educação, convocado nacionalmente por entidades estudantis, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professores, centrais sindicais e demais trabalhadores da educação.

A manifestação acontece em continuidade às mobilizações pela Educação e contra a reforma da Previdência realizadas nos dias 15 de Maio (15M), 30 de maio (30M) e da greve geral do dia 14 de Junho (14J) realizada em várias cidades do Brasil e que teve participação expressiva dos estudantes e trabalhadores da região.

A expectativa é de que milhares de estudantes e trabalhadores participem. Boa parte deles já está na cidade, participando do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A concentração para o ato em Brasília será em frente à Biblioteca Nacional, às 10h, com caminhada até a Explanada dos Ministérios. Durante os atos no Distrito Federal e nas cidades em que haverá mobilizações, serão coletadas assinaturas para um abaixo-assinado contra a reforma, que será entregue no Congresso Nacional no dia 13 de agosto.

Além da participação em Brasília, os petroleiros se somarão à luta contra a Reforma da Previdência paralisando diversas unidades da Petrobrás espalhadas pelo país. A reforma, aprovada no Congresso Nacional, na noite da última quarta-feira (10), é um duro ataque aos trabalhadores e povo mais pobre do país. Aprovada em primeiro turno, por 379 votos contra 131, a pauta ainda passará por uma segunda rodada na Câmara antes de seguir para o Senado, onde também será submetida a duas votações.

Em plena campanha reivindicatória, os petroleiros se integram à mobilização para também pautar a luta contra a venda de oito refinarias da estatal e contra a destruição de direitos e avanços históricos da categoria, atacados pela companhia no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Por nenhum direito a menos, em defesa das refinarias, da previdência e da educação!